16/08/2004 - www.feirasdobrasil.com.br

Mudando uma empresa: arquiteto fala sobre os principais pontos desta operação de guerra

Transferência de empresa para outro local requer mais que uma transportadora especializada

Mudar uma empresa geralmente é um processo complicado, principalmente se não for bem planejado. Os motivos para a mudança geralmente estão relacionados ao crescimento da empresa, adoção de novas tecnologias ou equipamentos, mercado, má localização, desapropriação ou mudanças de legislação, entre outros. Neste caso, é preciso lembrar que a transferência da empresa para outro local requer mais que uma transportadora localizada.

O arquiteto Silvio Heilbut, compara a mudança de uma empresa a uma "operação de guerra", pois envolve toda a entidade e a intenção é evoluir para uma situação melhor, mais adequada às necessidades da empresa. "É preciso ter uma visão de futuro, aliando tecnologia, economia, conforto e estética ao uso que cada espaço terá", explica Silvio. De acordo com o arquiteto, um projeto de escritórios deve ser o mais flexível possível e prever as possibilidades de alterações e adaptação, permitindo sua adequação quando necessário.

Silvio Heilbut utiliza-se do exemplo de uma mudança realizada pela sua equipe para uma importadora de alimentos para dar algumas dicas de como proceder nesta situação. Instalada na Vila Olímpia nos anos 70, esta importadora cresceu e expandiu seus negócios, sendo que carretas e caminhões de grande porte passaram a descarregar em seu depósito. Com isso, o trânsito no local passou a ficar ainda mais congestionado do que já era, até que um decreto da Prefeitura pôs a área em disponibilidade para desapropriação.

A equipe de arquitetos, juntamente com o cliente, passou então a desenvolver um Programa de Projeto, com os principais pontos para a nova localização: grau de conforto desejado, padrão das instalações, equipamentos comuns e individuais, salas de reuniões, salas individuais, arquivamento de documentos, mobiliário a ser reaproveitado, entre outros.

Mudança é oportunidade de arrumar tudo que se quer alterar nas instalações antigas

Silvio lembra sobre algumas decisões a serem tomadas sobre as novas instalações, como: definição sobre a condição de contratação do novo local (próprio ou alugado), definição do novo local, programa de necessidades e dimensionamento das novas instalações - a mudança de escritório é a grande oportunidade de arrumar e corrigir tudo que se quer alterado nas instalações antigas, qualidade e grau de conforto das novas instalações, infra-estrutura: telefonia, informática, ar condicionado, etc. e verba disponível.

Um dos itens ao qual Silvio Heilbut chama a atenção á para o prazo de fornecimento do novo mobiliário, pois geralmente, estes fornecedores levam de 30 a 45 dias para fazer a entrega, o que deve ser considerado no cronograma do processo de mudança. A transferência dos arquivos dos funcionários é outro ponto que merece atenção. Muitas empresas costumam guardar muita inutilidade, mas a mudança é um bom momento para se livrar do excesso de papelada. Parte da documentação pode ir para o arquivo morto ou mesmo para um arquivo externo.

Um desafio a ser vencido, a mudança de uma empresa, deve ser feita a partir da parceria entre os arquitetos e o cliente, a fim de se encontrar as melhores condições. Com experiência nesta área, a Heilbut arquitetura está localizada à Rua Michigan, 104, Brooklin, São Paulo, SP.

Telefone: (11) 5041-1766
Fax: (11) 5542-2203
E-mail: arquitetura@heilbutarquitetura.com.br