Revista Casa & Mercado N° 45

Descontraído

Ambientes decorados com elementos coloridos e leves quebram a sobriedade do escritório de advocacia Junior, projetado por Silvio Heilbut.

Situado no topo de um prédio cujo projeto traz a assinatura do arquiteto Silvio Heilbut, este escritório é um retrato descontraído e bem-humorado das normalmente sisudas corporações do ramo da advocacia. Localizado no bairro de Perdizes, zona oeste de São Paulo, o espaço está dividido em três pavimentos. No 12° andar estão as duas salas de reunião e de atendimento, recepção, áreas de trabalho, administração e copa. No primeiro mezanino ficam as salas dos titulares, secretaria e biblioteca e, no segundo, o minilounge. Adaptar o amplo programa ao local foi um dos maiores desafios do arquiteto, que teve a liberdade para propor soluções inusitadas.

Freqüentado por um público de alto poder aquisitivo, o ambiente não ganhou em seu projeto de interiores qualquer arroubo de sofisticação: é descontraído e despretensioso. Um bom exemplo dessa característica é a instalação aparente dos dutos de ar-condicionado, solução encontrada por Heilbut para ampliar o pé-direito. A distribuição dos espaços, por exemplo, imprimiu agilidade de acordo com suas necessidades de uso.

O arquiteto pontuou os ambientes com elementos leves e coloridos, que se contrapõem à imagem austera comumente associada a esse tipo de empresa. No nível compartilhado por sala de espera e recepção, uma escada com piso metálico, delimitada por placas de vidro jateado, conduz ao primeiro mezanino (13° andar), cuja área corresponde à metade do pavimento-tipo. Nesse piso, as salas dos advogados titulares e a biblioteca tiveram todo o mobiliário desenhado pelo arquiteto.

Nova escada metálica, em caracol, leva ao segundo mezanino, ocupado pelo minilounge - destinado a reuniões informais entre integrantes da equipe ou com clientes-, de forma retangular (2,50 x 18 m), e ocupando exatamente ¼ da área do piso-tipo. No espaço foram instalados o home theater e um bar, com banquetas e mesinhas que mesclam tons claros de madeira, mármore e metal. As janelas em formato de escotilhas se abrem para a cidade e proporcionam a entrada de luz natural. A iluminação indireta foi proposta para as áreas de trabalho, devido à inclinação da laje no local.