Revista Equipo Lojas N° 06

Móveis e Equipamentos: São a imagem do seu negócio

Eles acondicionam e também ajudam a "vender" o produto.

Os móveis e equipamentos são peças fundamentais para acondicionar e expor os produtos. Mas eles não servem apenas para isso, pois têm a importante função de atrair a atenção do consumidor e ajudar a "vender" os produtos juntamente com outras ferramentas, como a vitrina, a iluminação e um atendimento adequado.

"Os móveis de uma loja têm que ter bom desenho, porém não devem competir com os produtos que a loja pretende vender, isto é, devem chamar atenção pela sua qualidade e bom gosto, mas o mais importante é que destaquem o que está exposto", explica o arquiteto Silvio Heilbut.

Num escritório, os móveis serão usados pelos funcionários, por isso são escolhidos com base em características como: conforto, praticidade e durabilidade. Mas, para uma loja, suas funções mudam e a preocupação é bem diferente. A disposição das araras, prateleiras, balcões e gôndolas precisam estar em harmonia com o ambiente, facilitando a visualização e movimentação do cliente dentro da loja, por isso é importante definir os móveis e equipamentos durante a fase inicial da concepção do estabelecimento.

"Em uma loja, quem ´usa´ os móveis são os objetos expostos. Porém, o móvel de uma loja de roupas, por exemplo, tem que ter expositores na altura das pessoas, para elas poderem ver e mexer nos objetos. Nos escritórios, as pessoas usam os móveis durante todo o tempo de trabalho, portanto, eles devem ser ergonômicos, fáceis de serem usados, bonitos e adequados às funções", ressalta o arquiteto.

Atualmente, o mercado de móveis direcionados para escritórios oferece uma gama enorme de alternativas, de cores, de padrões e de detalhes técnicos e ergonômicos. Para as lojas, os móveis geralmente são feitos sob encomenda, porque depende tanto do espaço como dos produtos que ficarão em exposição. De acordo com Silvio Heilbut, antes de escolher um determinado móvel e equipamento para uma loja, o profissional deve levar em conta o produto que ficará em exibição. "Se é para o cliente pegar e mexer no produto, há uma forma de exposição. Se o cliente não pode mexer, mas só olhar, a forma de exposição é outra, visando inclusive fazer com que ele veja o máximo de produtos antes de chegar naquele que realmente está interessado", explica.

Os móveis devem ressaltar os produtos, atrair a atenção dos clientes e aumentar as vendas, por isso é fundamental que tenham bom gosto e complementos como boa iluminação e disposição pelo ambiente. No entanto, o estilo dos móveis e equipamentos varia para cada estilo de loja. "Os expositores de uma loja não servem para outra, seja pelo tamanho, como pelo tipo dos produtos oferecidos. As lojas de roupas geralmente têm araras e muitas opções de cores e tamanhos do mesmo produto. Já, uma joalheria, tem tudo protegido, desde a entrada da loja até os expositores", explica Heilbut.

Para os profissionais que já possuem uma loja montada, mas pretendem executar algumas mudanças para ressaltar seus móveis, bem como os produtos expostos, o arquiteto finaliza com algumas dicas simples e fundamentais: "Um complemento importante é a iluminação, ou seja, o destaque que se dá aos produtos. Às vezes, só uma troca, ou mesmo limpeza das luminárias, já muda o visual da loja. Outra sugestão é não deixar a loja ficar velha, rejuvenescendo-a, por exemplo, através da mudança das cores das paredes, clareando os móveis encerados, o piso ou mesmo aumentando a porta de entrada", acrescenta Silvio Heilbut.