Nov/1996 - Revista Casa Vogue

Solução racional

A reorganização dos ambientes de trabalho da Coinbra foi a proposta do projeto criado pelo arquiteto Silvio John Heilbut com a colaboração de Alexandre C. Megale Jr.

O crescimento acelerado da Coinbra, empresa do Grupo Luiz Dreyfuss, que atua na área de commodities de café, laranja, soja, etc., fez surgir a necessidade de uma reforma nos espaços de trabalho que já apresentavam problemas de acústicas, de circulação, de mobiliário inadequado, etc. Ocupando dois pavimentos (num total de 1,6 mil metros quadrados) de um edifício, o escritório ganhou um novo layout, além de melhores condições de trabalho para os funcionários que hoje desfrutam de ambientes confortáveis e distribuídos racionalmente, de acordo com a função desenvolvida em cada local.

O projeto considerou quatro áreas principais: diretoria em salas fechadas, training-room, área de apoio e salas de reunião. Assim, optou-se por soluções práticas, como a adoção de divisórias de gesso revestidas de tecido e com miolo de lã de rocha nas paredes que separam os espaços de trabalho.

Já a separação entre as salas e as áreas de circulação é feita por divisórias com estrutura de madeira e vidros duplos e persianas. O forro com sancas de gesso possui painéis colméia de aço com mantas de lã de vidro e o espaço até a laje é isolado acusticamente através de septos de gesso.

A iluminação foi elaborada de modo a oferecer aos usuários várias alternativas, desde dimmer para lâmpadas dicróicas até luz fluorescente direta ou indireta. E, pensando no futuro, o arquiteto instalou piso elevado na área do training-room, favorecendo as mudanças de layout. As obras civis ficaram a cargo da Keleti Engenheiros, as divisórias são da L'Atelier, tecidos Humberto, carpete Avanti e cadeiras Giroflex.